Sobre Partituras

14:34

Boa noite galera, tudo bem? Como vocês viram no título do post, hoje vamos falar sobre Partituras. Decidi trazer esse assunto ao blog depois de uma conversa com um amigo que tem um conhecimento considerável sobre música. Esse mesmo amigo me apontou as Partituras como um dos objetos de estudo mais difíceis no ramo musical. Porém, conhecer sobre Partitura garante a qualquer músico um nível superior aos demais, ela nos permite criar nossos próprios arranjos musicais (se você não sabe o que é um arranjo clique no link a seguir. Arranjos, o que são?), visualizar as divisões de tempo de uma música , mudar o padrão em que essa música é tocada (fazer uma quiáltera, ou deslocar a acentuação do ritmo, por exemplo), facilitar a comunicação entre instrumentistas (se você não consegue explicar para o baterista como quer que a bateria seja tocada em determinada música, basta escrever as figuras rítmicas para que ele entenda, por exemplo), dentre muitas outras vantagens que só quem sabe ler e usar partituras tem. Vou tentar fazer uma introdução leve ao assunto e disponibilizar Aulas e Cursos para quem se interessar. Lembrando que não domino totalmente a área de Partituras, vou aprender junto com vocês. Vamos a explicação.

• O que são Partituras?
As partituras registram ideias harmônicas, rítmicas e melódicas. Por isso, ao começar a estudá-las, você possivelmente recordará do momento em que aprendia o alfabeto. Assim como você decorou o som de cada letra, também precisará decorar a maneira como cada nota é representada no papel. Ao final, você estará dominando uma nova linguagem! Vamos começar:

• A pauta:
Pauta é a região onde escrevemos as notas musicais. Essa região é formada por linhas e espaços. Cada linha e cada espaço são usados para representar uma nota musical diferente. Na figura abaixo, você pode ver a numeração das linhas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª).

Repare como existem 5 linhas na pauta. É possível também criarmos mais linhas para alcançarmos outras oitavas (a primeira nota Dó desse exemplo, bem como a última nota Lá, estão em linhas extras, também chamadas de “suplementares”). Falaremos dessas linhas extras logo em seguida, por enquanto apenas observe que cada linha e espaço são utilizados para representar uma nota diferente em sequência..

• A clave de Sol:
Os músicos, ao longo da história, escolheram posições diferentes para as notas nas linhas das pautas. E por isso foram inventadas as claves, símbolos que serviriam para sinalizar a nota e a linha de referência que se adotava. A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol. Ela recebeu esse nome porque informa que a nota que estiver sobre a segunda linha se chamará Sol. Note como o próprio desenho da clave começa na 2º linha (indicação em vermelho na figura abaixo). Muito bem, agora que você já sabe onde está o Sol, poderá registrar todas as outras notas seguindo a mesma lógica que vimos acima:


Agora vamos esclarecer qual é a relação desses pontinhos no papel com o instrumento. Na figura abaixo, estão representadas as oitavas de um piano comum. Perceba como cada Dó tem uma posição diferente na pauta, dependendo da oitava em que se encontra. Utilizaremos um número ao lado da letra C para dizer em qual oitava ele está:



No violão, o Dó central situa-se na terceira casa, quinta corda:


Obs: A partitura para o violão está deslocada de uma oitava em relação ao piano. Na realidade, o Dó central do piano corresponde à altura da nota Dó na segunda corda do violão. Essa definição deslocada foi escolhida para facilitar a escrita, pois se não fosse assim, a escrita no violão precisaria de muitas linhas suplementares para representar os acordes mais simples e comuns. O correto para representar a partitura no violão é colocar o símbolo “8” na clave de Sol, indicando que a representação está deslocada de um oitava em relação ao dó central do piano:


Mas nem todos os escritores colocam esse símbolo, então fique atento ao instrumento em questão para se localizar corretamente.

Essa foi uma aula básica que achei e decidi disponibilizar pra vocês. As Partituras realmente necessitam de um tempo maior para aprendizado.  Mas se você se interessou em aprender tudo sobre as Partituras, deixo à disposição um Curso dado pelo professor Walmir Borges que tocou com vários artistas como Alexandre Pires, Exaltasamba, Earth Wind & Fire, entre outros. Nesse Curso, o professor vai te ensinar tudo sobre Partituras de uma maneira simples e direta, através de Vídeo Aulas. Fica aqui o link para as 3 primeiras aulas e ao final o Curso completo, mais abaixo alguns vídeos instrutivos.. Primeira AulaSegunda AulaTerceira AulaCurso Completo.


Você também pode se interessar por:

0 comentários

Posts Recentes

Curta a página no Facebook